PAINEL SOLUÇÕES EM TECNOLOGIA

O painel tem como objetivo tornar público soluções com uso de Tecnologia da Informação e Comunicação aplicadas a problemas reais de mercado, que atendam necessidades da sociedade civil, desenvolvidas por alunos e professores das instituições federais de ensino no Brasil, especialmente, na região Nordeste. Os projetos foram selecionados a partir de convites realizados aos núcleos de desenvolvimento de soluções, fábricas de software, empresas júnior, instaladas nas instituições de ensino.

 

CONEQUI (Controle de Equipamentos)

25 de novembro - 15h00 às 15h15

Descrição

Controle de Equipamentos (CONEQUI), é um sistema de empréstimo e devolução de equipamentos para o IFCE, campus Tianguá, feito através do NUPREDS. O sistema CONEQUI, surgiu a partir da necessidade de gerenciar o empréstimo de diversos equipamentos dos campus, como projetos, chaves, controles, entre outros. Este sistema conta com o cadastro de tipos de equipamentos, equipamentos e usuários. Os empréstimos fazem relacionamento entre os equipamento e usuário, através de login e senha ou biometria, tendo um limite de tempo para devolução. Caso haja um atraso na devolução, uma mensagem é encaminhada como lembrete para devolução.

Autores

Cynthia Pinheiro Santiago; Nécio de Lima Veras; Anderson Passos de Aragão; David de Miranda Rodrigues; Daniel Albuquerque Carvalho; Luciana Alves Amaral.

IFCE Campus Tianguá

 

Corrida Virtual Estacionária - Viagens Virtuais

25 de novembro - 15h20 às 15h35

Descrição

A corrida virtual estacionária - Viagens Virtuais é uma plataforma que promove a saúde dos seus usuários através de eventos de imersão virtual com prática de atividade física realizadas em qualquer lugar do mundo.  Para tanto, usamos a câmera do dispositivo, inteligência artificial e outros métodos avançados para calcular o eforço realizado pelos usuários em uma corrida estacionária. Assim, através de seus dispositivos móveis a plataforma leva os usuários a um ambiente virtual gamificado, que simula uma corrida onde estão todos juntos. Durante a corrida os usuários se sentem em uma competição real, e ao final, é apresentado o resultado com as informações mais importantes.

Autores

Raquel Cadete e Jader Abreu.

IFPI Campus Picos

 

Monitoramento de acesso e permanência aos Pátios de Estocagem do Terminal Marítimo de Ponta da Madeira

25 de novembro - 15h40 às 15h55

Descrição

O Pátio do Porto de Ponta da Madeira possui aproximadamente 2km² de área somados e têm a função de receber o minério de ferro extraído das minas do complexo de Carajás, transportados pela EFC do Pará até o Maranhão para posterior carregamento nos navios que atracam no Porto de Ponta da Madeira, Terminal Marítimo Privado, operado pela Vale SA no Maranhão. As pilhas, por limitação técnica, podem chegar a 11m de altura e possuir 33 mil toneladas de minério cada. Como política de segurança da empresa, fez-se necessário estabelecer um controle de acesso de pessoas e equipamentos aos pátios de estocagem. Desta forma, pretende-se desenvolver aplicações web e mobile auxiliadas por componentes de IOT e geolocalização que permitam monitorar o acesso aos pátios deste terminal, para cumprir  protocolos de segurança necessários e garantir um controle mais efetivo da área.

Autores

Eveline Sá e Mauro Lopes (DCOMP), Adilla Marvão (DDE) e Antonio Santos (VALE). Alunos (curso de Sistemas de Informação): Luiz Porto e Daniel Marques.

IFMA Campus São Luís Monte Castelo

 

Brainstorm635.com

25 de novembro - 16h00 às 16h15

Descrição

Brainstorm635.com é uma plataforma colaborativa de geração de ideias que facilita a criatividade da sua equipe de forma distribuída. Permite gerar ideias em equipe com liberdade aos seus pensamentos totalmente online. Também é um sistema open source, no qual todos os criativos e desenvolvedores interessados podem colaborar para melhorar.

Autores

Edmarques Lima, Rafael Ramos e Jader Abreu.

IFPI Campus Picos

 

Plataforma Colaborativa de promoção da produção para fortalecimento econômico, produtivo e comunitário de rendeiras da Raposa - MA: inclusão digital e inovação social

25 de novembro - 16h20 às 16h35

Descrição

Este projeto de pesquisa de inovação social tem como objetivo a promoção da prática artesanal da renda de bilro no município da Raposa, através do desenvolvimento de uma plataforma para dispositivos móveis que auxilie na divulgação das informações sobre as etapas da cadeia de valor dessa atividade artesanal e possibilite a comercialização e contato direto entre artesãos e consumidores, com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo da Raposa para atuação no local. Com isso tem-se a perspectiva de aumento da comercialização e maior retorno financeiro direto para as rendeiras, o estímulo da prática artesanal para novas gerações e a contribuição ao desenvolvimento econômico, social e produtivo do território por meio da relação interdisciplinar do Design com a Computação Aplicada. Vale ressaltar que este projeto piloto, depois de atendidos os critérios de avaliação de qualidade e alcançados resultados esperados, tem potencial para ser aplicado em outros territórios com contextos semelhantes.

Autores

Eveline Sá, Adilla Marvão (DDE) e Claudio Moraes (ASCOM/Reitoria)  / Alunos (curso de Sistemas de Informação): Marcelo Rodrigues.

IFMA Campus São Luís Monte Castelo

 

Implant File

25 de novembro - 16h40 às 16h55

Descrição

O Implant File permite aos odontólogos armazenar e consultar as informações sobre os implantes realizados em seus pacientes. Além disso, é possível consultar os implantes dos pacientes atendidos por outros odontólogos. Não perca mais tempo tentando identificar implantes realizados por outros profissionais e melhore o gerenciamento do seu consultório.

Autores

Luís Fernando Maia, Marcos Simeão, Paulo Barbosa, Leandro Silva, Airton Araújo e Jhon Wilker.

IFMA Campus Caxias

 

ARTchie: Aplicação de Realidade Aumentada para melhoria da Experiência de Usuário em Museus em São Luís

25 de novembro - 17h00 às 17h15

Descrição

A Realidade Aumentada é um campo cada vez mais presente no dia a dia. Desde aplicações como PokemonGO aos efeitos do Instagram, muitas aplicações utilizam a Realidade Aumentada como forma de aumentar os limites da realidade. Desta forma, nosso aplicativo tem como principal intenção melhorar a experiência em ambientes de museus em São Luís (MA), dando nova vida às peças e exibições que ao acesso de um toque podem oferecer interação virtual e receber informações em tempo real, dando aos visitantes destes locais a autonomia de conhecer cada peça de maneira única enquanto utilizam um aparelho conectado a Internet. Com nossa aplicação, informações são recebidas e mostradas on the fly utilizando serviços de Backoffice que se comunicam com a cloud, oferecendo segurança e escalonabilidade para um aplicativo que tem como objetivo estar nas mãos de vários visitantes, mudando a forma como vemos nossos museus.

Autores

Gabriel Nogueira Berthier da Silva e Daniel Lima Gomes Jr.

IFMA Campus São Luís Monte Castelo


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