MINICURSOS

23 de novembro - 09h00 às 12h00


 

Minicurso A

Desenvolvendo ChatBots com o DialogFlow

Autores: Joeckson Correa (UFMA), Davi Viana (UFMA) e Ariel Teles (IFMA)

Resumo: Os ChatBots estão cada vez mais presentes nas vidas das pessoas, seja na área financeira, atendimento ao cliente, educação, como também na área da saúde. Em uma abordagem tanto teórica quanto prática, este minicurso tem como objetivo apresentar os principais conceitos relacionados à ChatBots e o seu processo de desenvolvimento. Em particular, utilizando a plataforma Dialogflow, será desenvolvido junto aos participantes um ChatBot para o agendamento de consultas de pacientes.

 

Minicurso B

Detecção de Máscara em Python Usando OpenCV e Deep Learning

Autores: Vitória Brito (UFPI), Patrick Santos (UFPI) e Antonio Oseas (UFPI)

Resumo: Diante do cenário de pandemia que estamos vivenciando, propomos um minicurso voltado à abordagem de técnicas de Processamento Digital de Imagens e Visão Computacional que podem ser extremamente úteis para apoiar as autoridades no controle das medidas restritivas. O minicurso tem como objetivo explicar os fundamentos de técnicas como Rede Neural Convolucional, Multi-task Cascaded Convolutional Networks e FaceNet, aplicando de forma prática tais técnicas em um sistema de Visão Computacional para detectar se pessoas em um determinado ambiente estão ou não utilizando máscara.

 

Minicurso C

Emulando Redes de Comunicação para Sistemas de Múltiplos Drones

Autores: Diego Pereira (IFRN/UFRN), Luís Nascimento (UFRN), Vitor Santos (UFRN) e Pablo Alsina (UFRN)

Resumo: A popularização de aplicações que fazem uso de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) tem estimulado o desenvolvimento de pesquisas nessa temática. Aplicações com múltiplos VANTs demandam uma rede capaz de viabilizar a comunicação entre todos os elementos da frota de aeronaves e a estação base em terra. Dessa forma, é preciso fomentar ambientes e estratégias capazes de representar esse cenário de maneira mais próxima da realidade. Nesse contexto, a utilização do ambiente emulado do Mininet-WiFI integrado à Plataforma de Simulação Robótica V-REP apresentam-se com uma alternativa interessante para essa representação. Dessa forma, é proposto um minicurso que visa apresentar essa integração e como montar os primeiros cenários para realização de experimentos com aplicações de sistemas de múltiplos drones. 

 

 

24 de novembro - 09h00 às 12h00


 

Minicurso D

Procedimentos adotados na coleta de sinais mioelétricos para construção de próteses da mão 

Autores: Alberto Peixoto (UFAL) e Guilherme Peixoto (UFAL)

Resumo: As primeiras próteses de membros, superiores ou inferiores, datam de antes de Cristo até os dias atuais e visam minimizar os problemas estéticos causados ​​pelas amputações. Porém, próteses com múltiplos movimentos são caras para a maioria da população, enquanto próteses com um ou dois movimentos não são bem aceitas. Portanto, este minicurso tem como objetivo trazer uma abordagem geral do processo de aquisição de sinais mioelétricos, elaborando as condutas mais adequadas para poder maximizar o número de movimentos mimetizados pelas próteses, e garantir que os desenvolvedores tenham o melhor desempenho no desenvolvimento de próteses multifuncionais, alcançando resultados mais rápidos e de melhor qualidade.

 

Minicurso E

Introdução à Análise de Dados Geoespaciais com Python

Autores: Gesiel Rios (USP), Alexandre Delbem (USP) e Joélcio Braga (USP)

Resumo: A análise espacial, ou apenas análise geoespacial, é uma abordagem para aplicar a análise estatística e outras técnicas analíticas a dados que possuem um aspecto geográfico ou espacial. Essa análise normalmente é feita utilizando técnicas de renderização de mapas a partir do processamento de dados espaciais e a aplicação de métodos analíticos a conjuntos de dados terrestres ou geográficos. Este minicurso é uma introdução à análise de dados geoespaciais com Python, com foco em dados vetoriais tabulares usando GeoPandas. O conteúdo concentra-se em apresentar as diferentes bibliotecas para trabalhar com dados geoespaciais e as relações no espaço. Isso inclui a importação de dados em diferentes formatos (por exemplo, shapefile, GeoJSON), visualizando, combinando e organizando-os para análise, fazendo o uso de bibliotecas como pandas, geopandas, shapely, pyproj, matplotlib, cartopy, dentre outras.

 

Minicurso F

Realidade Aumentada no contexto de Computação Ubíqua: conceitos, características e ferramentas da plataforma Android

Autores: Joel Machado Pires (UFRB) e João Soares de Oliveira Neto (UFRB)

Resumo: A Realidade Aumentada (RA) possibilita ampliar os mecanismos de visualização da informação, bem como enriquecer o conteúdo apresentado ao usuário com o acréscimo de mais dados que a princípio não estão visíveis no ambiente real. Setores como educação, entretenimento e saúde têm disponibilizado soluções inovadoras baseadas em RA tornando os processos de ensino-aprendizagem, formação, diversão e compreensão do funcionamento do próprio corpo mais fáceis, agradáveis e divertidos. Por outro lado, a Computação Ubíqua proporciona tecnologias baseadas em dispositivos, conexão a redes e software que permitem aos usuários, mesmo em movimento e longe de cabos de conexão, acessarem aplicações e serviços armazenados remotamente. Tais possibilidades puderam ser exploradas e desenvolvidas graças aos recursos de hardware e software disponibilizados nos smartphones, dispositivos permanentemente incorporados à rotina e tornando-se praticamente uma extensão do corpo da grande maioria dos indivíduos. A associação de RA e Computação Ubíqua tem mostrado grande potencial sobretudo no desenvolvimento de aplicações baseadas na localização do usuário no espaço urbano e em soluções para Cidades Inteligentes. Jogos como Pokemon Go, soluções para turismo e instrumentos para visualização da informação são alguns exemplos de aplicação de RA no contexto de Computação Ubíqua. O objetivo deste minicurso é apresentar e discutir os conceitos de RA e Computação Ubíqua, suas características e apresentar os recursos oferecidos pela plataforma Android para a criação de aplicativos de RA baseados na localização dos usuários e de objetos presentes no espaço urbano. Para ilustrar os assuntos abordados ao longo do minicurso, será detalhado todo o processo de concepção, modelagem e implementação do app Campus Inteligente, um conjunto de recursos e serviços baseados em RA para melhorar a experiência dos usuários de um campus universitário.

 

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